A folha de louro pode apresentar diversos benefícios à saúde
A folha de louro é uma erva da espécie Laurus nobilis, planta nativa do Mediterrâneo. Embora seja comumente conhecida e utilizada para incorporar, temperar e marinar diversos tipos de alimentos, a folha também é considerada uma erva medicinal e possui diversos benefícios à saúde.
Na culinária, a folha de louro é usada tanto seca como fresca como uma erva aromática, adicionando um sabor característico em diversas receitas. Ela geralmente é retirada do prato após sua finalização, porém, ao contrário do que muitos acreditam, ela não é tóxica e muito menos venenosa — apenas difícil de mastigar e de digerir.
Nutrição
Em geral, a folha de louro é uma boa fonte das vitaminas A, C e B6, cálcio, ferro e manganês. Além disso, uma colher de sopa da erva esmagada contém:
- 55 calorias
- Proteína: 0,1g
- Gordura: 0,1g
- Carboidratos: 1,3g
Benefícios
Conheça alguns dos benefícios da folha de louro à saúde:
Reduz os riscos de desenvolver diabetes
Uma pesquisa comprovou que a suplementação de 1g a 2g de folha de louro diariamente por 30 dias ajudou a reduzir o risco de diabetes tipo 2 e doenças cardíacas em alguns pacientes, diminuindo seus níveis de açúcar e colesterol do sangue. Especialistas acreditam que esse feito é o resultado dos polifenóis presentes da erva — antioxidantes poderosos.
Entretanto, todo e qualquer tratamento de diabetes, incluindo a suplementação com folha de louro, deve ser receitado por um especialista.
Ajuda na cicatrização
A folha de louro, devido às suas propriedades anti-inflamatórias, pode reduzir a inflamação em áreas problemáticas. Um estudo de 2006 comprovou esses efeitos, observando que a erva tem a capacidade de ajudar na cicatrização de feridas de ratos de laboratório.
Alivia problemas digestivos
O chá de folha de louro é conhecido comumente pelo seu efeito no sistema digestivo, pois melhora a digestão e ajuda a aliviar crises de dor de estômago.
Problemas respiratórios
Por ser uma erva aromática, o louro é uma planta que pode ajudar a aliviar a pressão sinusal e nariz entupido.
Pode ajudar na eliminação de pedras dos rins
Um estudo sugere que, entre oito diferentes tipos de ervas medicinais, o louro pode ser o mais eficiente na redução da quantidade de urease do corpo. A urease é uma enzima presente no organismo, que quando em desequilíbrio, pode desencadear quadros de distúrbios gástricos, como a formação de pedras nos rins.
Efeitos colaterais
Em geral, o consumo da folha de louro é seguro. Contudo, especialistas não recomendam que ela seja ingerida por inteiro, uma vez que não é digerida e pode permanecer intacta no intestino — o que pode causar desconforto e aumenta as chances do alimento machucar o revestimento dos intestinos.