Os insetos benéficos para o jardim são espécies que apoiam as saúdes das plantas, auxiliando no controle de pragas ou no processo de polinização. Esses animais diminuem a necessidade do uso de químicos nocivos em plantações e são métodos naturais para manter um jardim saudável.
O uso de inseticidas e pesticidas já foi associado diversas vezes à poluição química e outros processos prejudiciais à saúde humana e do meio ambiente em geral. Alguns tipos de pesticidas, por exemplo, podem ser nocivos aos insetos benéficos, como os polinizadores.
Um estudo publicado no Proceeding of the National Academy of Sciences of the United States of America (PNAS) concluiu que um único contato com certos tipos de inseticidas tem a capacidade de reduzir a população de abelhas significativamente. Portanto, é necessário introduzir novas medidas de controle de pestes que envolvem métodos menos invasivos, como os próprios insetos.
Existem três tipos de insetos benéficos para o jardim, que incluem:
Embora ambos trabalhem da mesma forma no jardim, os insetos predadores e parasitas possuem características que os diferenciam. Enquanto predadores se alimentam diretamente de suas presas, os insetos parasitas botam ovos dentro ou fora de suas presas. Após a eclosão dos ovos, as larvas dessas espécies se alimentam da presa.
Além das borboletas e abelhas, existem outros tipos de insetos benéficos para o jardim, conheça alguns deles:
Apesar de seu nome e aparência, a joaninha é um inseto predador, podendo consumir até 40 pulgões em uma hora. Além disso, esses animais são conhecidos por colocar ovos em colônias de pestes, assim como alguns animais parasitas. A adição de joaninhas no jardim para o controle de pestes é um hábito comum dentro da jardinagem.
As joaninhas são um ótimo controle para pulgões, cochonilhas, ácaros e moscas da fruta.
As moscas-das-flores adultas são insetos polinizadores, ajudando a manter o seu jardim florescido. Suas larvas, contudo, ajudam no controle de pestes, se alimentando desses animais. Muitas vezes, os sirfídeos podem ser confundidos com vespas, entretanto, não possuem ferrões.
O Louva-Deus é um predador que se alimenta de pragas como moscas, mariposas e besouros sem danificar as plantas. Contudo, é necessário ter cuidado — esses animais também podem acabar com outros insetos benéficos para o jardim, como as borboletas, abelhas e até a sua própria espécie.
Também predadores, os besouros soldados se alimentam majoritariamente de outras espécies de besouro, lagartas e pulgões. Esse tipo de inseto é atraído por algumas flores, como a erva-dos-carpinteiros.
O marimbondo-caboclo, também conhecido como vespa de papel vermelho, é um inseto parasita que bota ovos em suas presas, imobilizando-as. Ele é capaz de reduzir a presença de lagartas, pulgões, cochonilhas e moscas-brancas no jardim.
Carabídeos é a família de alguns besouros predadores que caçam a noite. Por conta da diversidade da espécie, esses insetos podem fazer o controle de diversas pragas, como caracóis, lesmas e lagartas. Eles podem variar de cor, aparecendo em tons de marrom, preto, verde metálico ou azul.
Assim como a mosca-soldado, o crisopídeo adulto é um inseto que só se alimenta de pólen ou néctar. Entretanto, esses animais botam seus ovos ao redor de plantas infestadas, para que suas larvas consigam se alimentar de pestes como pulgões, ácaros, cochonilhas, lagartas e moscas-brancas.
Para manter um ecossistema equilibrado no jardim, é necessário providenciar água, comida e abrigo para atrair insetos benéficos para o jardim. Diversas espécies de plantas já são o suficiente para que esses animais apareçam no seu jardim, como as de floração precoce — principalmente com pequenas flores, como a salsa ou a flor-de-mel.
Além disso, algumas espécies são atraídas por ervas floridas como lavanda, hortelã, sálvia, endro, erva-doce e erva-cidreira.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais