O iogurte desnatado é uma boa opção para quem deseja emagrecer ou controlar os níveis de colesterol
O iogurte desnatado se difere dos outros por não apresentar gordura em sua composição, tornando-se uma boa opção para quem deseja emagrecer ou controlar os níveis de colesterol. No geral, o iogurte desnatado é fonte de proteínas de alto valor biológico, cálcio, fósforo e vitaminas do complexo B.
Curiosidades sobre o iogurte desnatado
- O valor energético do iogurte desnatado pode variar com a adição de outros ingredientes como granola, frutas e mel;
- As proteínas do iogurte desnatado, assim como as do leite, são de elevado valor biológico, ou seja, contêm todos os aminoácidos essenciais e nas proporções adequadas para o funcionamento do organismo;
- A proteína do iogurte desnatado é mais facilmente digerida do que a do leite, devido à ação proteolítica das culturas lácteas e do tratamento térmico;
- O iogurte desnatado tem uma menor quantidade de gordura;
- O iogurte desnatado apresenta uma quantidade de lactose menor que o leite, uma vez que ela é degradada durante o processo de fermentação.
Receita de iogurte desnatado caseiro
Ingredientes
- 1 litro de leite desnatado;
- 1 unidade de iogurte desnatado;
- 4 colheres de leite em pó desnatado.
Para preparar o iogurte desnatado caseiro, esquente o leite até uma temperatura que você coloque o dedo dentro dele e consiga contar até dez. Em seguida, misture o leite em pó com o iogurte e adicione o leite quente.
Tampe a mistura com uma tampa de panela, enrole em uma toalha de mesa e coloque-a em um lugar onde não seja ventilado. Deixe a mistura descansar por 24h e depois leve-a para a geladeira. Ao ficar pronto, você pode misturar o iogurte desnatado com ingredientes de sua preferência.