Já se perguntou se kani é vegano? Entenda como esse alimento é produzido
Você já se perguntou se kani é vegano? Você não é o único! O nome do prato em inglês pode ser traduzido como “imitação de caranguejo”, o que deixa algumas dúvidas sobre a sua composição.
Mas qual a parte da imitação que o distingue do caranguejo original? O kani é vegano por sua formulação distinta à carne original? E, afinal, o que é a carne de kani?
Dentro da indústria de carnes veganas alternativas, a palavra “imitação” pode ser associada a alimentos feitos à base de plantas, mas que simulam outros de origem animal. Contudo, diferentemente de outras imitações de carne presentes no mercado, o kani não é vegano.
Em japonês, por exemplo, o nome do prato é “surimi” — que pode ser traduzido para “carne moída”, que exemplifica um pouco de seu processo de produção. Conheça mais sobre o que é kani:
Do que é feito o kani?
O kani é um alimento processado feito a partir de carne de peixe branco que é desossada, lavada para a remoção de gordura e de pedaços indesejados e transformada em uma pasta. Essa pasta é incorporada com outros ingredientes e forma o kani.
Além do peixe, o kani leva outros ingredientes em sua composição que ajudam a formar a consistência da carne. São eles:
- Clara de ovos;
- Sal;
- Açúcar;
- Adoçantes;
- Amidos;
- Sabores naturais ou artificiais;
- Óleo vegetal;
- Glutamato monossódico.
A aparência característica do filé, que é branco com listras avermelhadas, deriva do uso de alguns corantes na formulação do alimento. Ele é adicionado, na maioria das vezes, para simular carne de caranguejo.
Kani é vegano?
O kani não é vegano, uma vez que é composto majoritariamente por partes de peixe. Além disso, o prato também pode levar clara de ovos, outro ingrediente excluído dentro do veganismo, uma vez que é um de origem animal.
Portanto, o kani é considerado pescetariano. O pescetarianismo, por sua vez, é uma dieta excludente de todos os tipos de carne, exceto pelo peixe e outros frutos do mar. Assim, diferentemente do veganismo, o consumo de peixe, ovos e laticínios é possível dentro do pescetarianismo.