Leite de soja é rico em proteínas e compostos benéficos, mas pode apresentar efeitos adversos em algumas pessoas
O leite de soja é feito a partir do grão de soja e água filtrada. Como outras alternativas de leite à base de plantas, ele pode ser uma alternativa com menor pegada ambiental que o leite de origem animal.
Uma xícara de leite de soja sem açúcar contém:
- cerca de 80 a 100 calorias
- 4 gramas de carboidratos
- 4 gramas de gordura
- 7 gramas de proteína
- O que são proteínas e seus benefícios
Por ser proveniente de plantas, o leite de soja é naturalmente livre de colesterol, com baixo teor de gordura saturada e não contém lactose.
A soja e o leite de soja são boas fontes de proteína, cálcio (quando fortificado) e potássio. No entanto, consumir muita soja ou derivados pode ser um problema para pessoas com problema na tireoide ou outras condições.
E um estudo mostrou que a maior ingestão de alimentos à base de soja causava problemas de fertilidade e menor número de espermatozoides. A soja também é um alérgeno comum. Pessoas alérgicas à soja não devem beber leite de soja.
Prós do leite de soja
- É uma boa fonte de proteína, vitamina A, potássio e isoflavonas;
- Contém tanta proteína quanto o leite de vaca e é mais baixa em calorias do que o leite integral;
- Contém muito pouca gordura saturada.
Contras do leite de soja
- A soja é um alérgeno comum para adultos e crianças;
- Muita soja pode ser um problema para pessoas com doenças da tireoide;
- A maior parte da soja produzida vem de plantas geneticamente modificadas e contém agrotóxicos altamente nocivos, com o glifosato.
- Glifosato: herbicida muito utilizado pode causar doenças fatais
Se for consumir leite de soja, dê preferência às opções orgânicas. Entenda melhor esse tema na matéria: “O que são alimentos orgânicos?“. Para saber mais sobre a soja e outros derivados como o tofu, dê uma olhada nas matérias: “Soja: faz bem ou mal?” e “O que é tofu e quais são seus benefícios“.