A função do nutricionista é oferecer aos seus pacientes um plano alimentar equilibrado baseado em informações com evidência sobre o impacto de certos alimentos na saúde e bem-estar humano. Esse profissional segue os princípios nutrição e compreende meticulosamente a função da comida no organismo com o objetivo de proporcionar uma saúde melhor aos pacientes.
A alimentação é um dos pilares da saúde humana, conhecida universalmente por seu papel no bem-estar. Cada alimento possui diversas propriedades capazes de influenciar o funcionamento do corpo humano, portanto, o nutricionista consegue identificar possíveis pontos problemáticos na alimentação e mudá-la com fatos embasados cientificamente.
Hipócrates, o pai da medicina ocidental, reforçou essa visão em seus ensinamentos, concluindo: “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio.”
O nutricionista cria planos alimentares em relação às necessidades nutricionais de cada indivíduo especificamente. Desse modo, eles podem variar entre funções diferentes, tanto no emagrecimento, quanto na educação alimentar e até mesmo na saúde em geral.
O profissional da nutrição também pode ajudar no tratamento e prevenção de doenças crônicas, como a diabetes, hipertensão ou doenças cardiovasculares, criando uma alimentação balanceada que minimize o impacto dessas condições. Muitas vezes, os nutricionistas trabalham em conjunto com outros profissionais da saúde para otimizar o bem-estar dos pacientes.
A prática envolve a orientação do que comer, quando comer e porquê comer.
Como profissional da saúde, o nutricionista pode trabalhar em diversas funções e organizações diferentes, sendo com pacientes individuais ou com grupos de pessoas. Algumas dessas áreas são:
A nutrição é uma área abrangente que pode conter diversas especialidades. Conheça algumas:
Em geral, os nutricionistas promovem a saúde a partir de uma alimentação realista e balanceada em vez da restrição presente em algumas dietas. Assim, os pacientes recebem informações úteis sobre a função de cada alimento e seu papel dentro do organismo.
Esses profissionais oferecem inspiração e motivação para que seus pacientes consigam mudar hábitos alimentares potencialmente nocivos baseando-se nas preferências e especificações de cada indivíduo. Como a alimentação é extremamente importante na saúde, o nutricionista possui uma função essencial na educação alimentar.
Para celebrar a importância dos nutricionistas na saúde humana, foi criado no Brasil o “Dia do Nutricionista”. A data é celebrada em 31 de agosto, referente à criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN) em 1949.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais