Conheça os incríveis benefícios do óleo de amêndoas no cabelo
O óleo de amêndoas no cabelo proporciona diversos benefícios para os fios e pode ser usado em todos os tipos de cabelo. Ele contém vitamina E (um antioxidante), ácidos graxos ômega-6, ômega-3 e ômega-9, polifenóis e minerais, além de ter ação anti-inflamatória — que ajuda na saúde do couro cabeludo.
Diferentemente de óleos mais pesados, como o óleo de coco ou o óleo de argan, o óleo de amêndoas é versátil e se adequa a maioria dos tipos de cabelo. Contudo, ele é mais indicado para fios secos e danificados.
Quais os benefícios do óleo de amêndoas para o cabelo?
Conheça os benefícios do óleo de amêndoas no cabelo:
Fortalece o cabelo
Com seu poder nutritivo para o cabelo, o óleo de amêndoas consegue protegê-lo contra os danos causados por secadores e chapinhas, escovas e tintas. Um cabelo bem hidratado possui menos chances de quebrar e diminui a aparência de fios duplos. Além disso, alguns óleos de nozes que contêm ácido oleico e ácido linoleico, com o óleo de amêndoa doce, podem promover a resistência dos fios.
Promove o crescimento dos fios
Uma pesquisa realizada em ratos de laboratório concluiu que o extrato de amêndoas promove o crescimento capilar nos animais. Embora não existam muitos testes clínicos que comprovem sua eficácia no crescimento do cabelo humano, seus efeitos fortalecedores evitam que cabelos danificados caiam e retardem o crescimento natural dos fios.
A presença de vitamina E também pode ser responsável pelo crescimento do cabelo, uma vez que sua ação antioxidante protege os fios do dano oxidativo.
Hidratação
O óleo de amêndoas no cabelo age como um emoliente, ou seja, ele preenche lacunas nas células do cabelo e diminuem a perda transepidérmica de água, o que mantém os fios hidratados e com brilho.
Combate condições inflamatórias do couro cabeludo
As propriedades hidratantes do óleo de amêndoas não valem apenas para o cabelo! A medicina chinesa e a Ayurveda, por exemplo, usam o óleo para tratar condições do couro cabeludo por séculos.
Condições como dermatite seborreica e psoríase podem ser tratados com a aplicação do óleo no couro cabeludo. Além disso, ele possui propriedades antibacterianas, que podem ajudar na redução da caspa.
Como usar óleo de amêndoas no cabelo
Na maioria dos casos, o óleo de amêndoas é usado para controlar o frizz do cabelo seco após o uso de secadores ou outras ferramentas. Porém, ele pode ser usado tanto antes (como pré-poo), durante (junto com o condicionador) e após a rotina capilar.
Entretanto, é importante lembrar que o óleo de amêndoas não é um protetor térmico e não deve ser usado antes de instrumentos que usam calor, como o secador, chapinha ou babyliss. Com o calor, o óleo esquenta no cabelo e pode acabar queimando o couro cabeludo ou a própria haste do cabelo.
Confira algumas receitas para incorporar o óleo de amêndoas no cabelo:
Máscara de abacate com óleo de amêndoas
Cabelos muito danificados, secos e que precisam de hidratação podem se beneficiar de uma máscara de abacate com óleo de amêndoas. Ambos são agentes hidratantes que podem ajudar a nutrir os fios.
Ingredientes
- Meio abacate
- 2 colheres de sopa de óleo de coco
- 1 colher de sopa de óleo de amêndoas
Combine o abacate, o óleo de coco e o óleo de amêndoas e misture até formar uma pasta homogênea. Passe no cabelo seco, começando pela raiz e distribuindo até as pontas. Deixe agir por 45 minutos. Depois, enxágue e lave o cabelo normalmente.
Spray de óleo de amêndoas com aloe vera
O spray de óleo de amêndoas com aloe vera é recomendado para pessoas com o couro cabeludo irritado. As propriedades calmantes e anti-inflamatórias de ambos os ingredientes podem ajudar a aliviar a coceira e também promovem a hidratação do cabelo.
Ingredientes
- 1 xícara de água
- ½ xícara de gel de aloe vera
- ¼ xícara de óleo de amêndoas
Bata todos os ingredientes no liquidificador, coloque em uma garrafa borrifadora e agite antes de usar. Utilize no couro cabeludo sempre que precisar.
Pré-poo de azeite com óleo de amêndoas
Para tratar cabelos extremamente danificados, como os descoloridos e com química, faça o pré-poo com essa mistura de óleos para promover a hidratação dos fios.
Ingredientes
- Uma parte de azeite de oliva
- Uma parte de óleo de amêndoas
Aplique a mistura da raiz até as pontas do cabelo, massageando-o. Penteie o cabelo com um pente de dentes largos e deixe os óleos agirem por alguns minutos. Enxágue no banho e depois lave o cabelo normalmente.
Quer saber mais sobre o uso de óleos vegetais no cabelo? Assista o nosso vídeo: