Neste ano, o tema do concorrido concurso é a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que completa 70 anos em dezembro. Participe!
Imagem: veeterzy on Unsplash
O Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) é parceiro da 14ª edição do Mobile Film Festival, ao lado da União Europeia e do canal Youtube Creators for Change. Neste ano, o tema do concorrido concurso é a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que completa 70 anos em dezembro.
Nesta edição especial, o Festival retoma as regras que o tornaram famoso: 1 celular (ou tablet), 1 minuto, 1 filme, focado no tema de direitos humanos e da campanha #StandUp4HumanRights #ApoieOsDireitosHumanos, slogan e hashtag oficiais da campanha da Organização das Nações Unidas (ONU), que celebra os 70 anos da Declaração.
O Festival é 100% digital e por ter um formato muito curto e criativo, permite a difusão em todos os tipos de telas: celular, tablet, computador, TV e cinema. Na última edição, o Festival recebeu mais de 1 mil filmes de 88 países e alcançou 17 milhões de visualizações.
As premiações somam 66 mil euros, incluindo o Grande Prêmio Internacional (20 mil euros) e prêmios de roteiro e direção (3 mil euros cada). Os maiores valores serão destinados a financiar a produção de um curta-metragem com recursos profissionais no período de um ano, enquanto os prêmios menores financiarão workshops para que os vencedores desenvolvam ou aperfeiçoem roteiros.
As inscrições devem ser feitas pela Internet no site do festival – www.mobilefilmfestival.com/pt-br/ – até as 23h59 do dia 11 de outubro (horário de Greenwich, 20h59 no horário de Brasília).
A sugestão é que os interessados leiam a Declaração Universal dos Direitos Humanos para escrever o roteiro. O filme, de no máximo 1 minuto — incluindo créditos — deve ser gravado com celular ou tablet e o som pode ser captado externamente pelo celular.
Se houver trilha sonora, as músicas devem ser livres de direitos autorais. O formulário para inscrição está disponível aqui e mais informações sobre como participar estão aqui.
Os 50 filmes selecionados serão anunciados no dia 6 de novembro e o público votará nos melhores filmes até o dia 27 de novembro. A cerimônia de premiação acontecerá em Paris em dezembro deste ano.
Veja também:
- 7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental chega a Santos
- Arte e meio ambiente: grandes vertentes e poderes questionadores
- Ciclistas geram energia em sessões de cinema
- Conheça o trabalho de dez artistas plásticos que se dedicam ao ativismo ambiental em suas obras
- Com intervenções urbanas, artista leva pessoas a reflexões sobre questões ambientais
- Frans Krajcberg: conheça as obras e o ativismo ambiental do artista plástico