Fazer pudim de chia é uma das formas mais fáceis de obter uma sobremesa rápida, saudável e livre de lactose e crueldade animal. A semente de chia, também chamada de semente de sálvia hispânica, é muito benéfica para a saúde, e o leite de coco, outro ingrediente essencial do pudim de chia, também não fica para trás.
A semente de chia pertence à família herbácea das lamiáceas, encontrada originalmente no sul do México e na Guatemala. Sua semente já era consumida há muitos séculos pelos povos andinos e guerreiros para aumentar a resistência física e por outros inúmeros benefícios à saúde. A chia também era utilizada em rituais sagrados como oferenda para os deuses, por isso seu cultivo foi proibido pelos católicos e somente foi retomado nos anos 1990 por pesquisadores argentinos. Foi aí que ela e seus derivados, como o óleo de chia, começaram a se popularizar.
Os tais guerreiros não estavam errados. A chia possui um alto valor nutritivo, é repleta de antioxidantes, contém ômega 3, fibras, vitaminas, minerais como magnésio e potássio e proteínas completas, sendo considerada um dos poucos vegetais a oferecer um valor nutricional tão alto.
Há evidências de que as gorduras presentes no leite de coco podem ajudar a perder peso e melhorar o metabolismo. Isso porque a parte gordurosa do leite de coco vai do trato digestivo diretamente para o fígado, onde é utilizada para a produzir energia ou cetona, sendo menos propensa a ser armazenada como gordura (confira aqui estudo a respeito: 1).
Alguns estudos que analisaram as gorduras do coco, mais especificamente, do óleo de coco, sugerem que elas têm a propriedade de reduzir o apetite e diminuir a ingestão de calorias em comparação com outras gorduras (confira aqui os estudos a respeito: 2, 3, 4, 5).
Um estudo sugere que ele pode beneficiar pessoas com níveis normais ou altos de colesterol. O estudo que examinou os efeitos do leite de coco em 60 homens descobriu que o mingau de leite de coco reduz o colesterol LDL “ruim” mais do que o mingau de leite de soja. O mingau de leite de coco também aumentou o colesterol HDL “bom” em 18%, comparado a apenas 3% para a soja.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais