Fazer alterações na sua receita de limonada pode ser um modo de aproveitar os benefícios do suco de limão com outros ingredientes saudáveis. Sozinha, a limonada possui diversas propriedades para a saúde e auxilia na hidratação . Porém, incluir outras frutas, ervas e até temperos pode ampliar os efeitos positivos dessa bebida no organismo, além de criar novos sabores para serem aproveitados.
O primeiro registro escrito de uma bebida à base de limão foi feito no Egito antigo, aproximadamente no século 12. Desde então, a limonada passou por diversas adaptações para diversos países.
No Brasil, por exemplo, a limonada mais comum é feita a partir do limão taiti. Já nos Estados Unidos, as receitas de limonada são feitas a partir do limão siciliano, que é mais suave e menos amargo que o limão convencional.
Entretanto, ambos os tipos de limão possuem benefícios similares, contendo quase os mesmos nutrientes e calorias. Por um lado, o limão taiti é mais rico em vitamina C que o limão siciliano, mas ambos continuam sendo uma ótima fonte do nutriente.
Confira os benefícios do suco de limão aqui:
Na hora de fazer a limonada, a escolha é sua! Seja limão siciliano ou taiti, ambas as frutas podem resultar em bebidas refrescantes. Porém, por ser mais amarga, a limonada de limão taiti pode pedir por mais açúcar em sua receita, o que pode diminuir seus efeitos positivos.
Pensando nisso, reunimos mais receitas com o limão siciliano. Porém, isso não o impede de fazer a substituição pelo limão verde. Confira!
Essa receita de limonada é a mais comum no Brasil, por conta da disponibilidade de limão taiti. Ela também é simples e fácil de fazer, confira:
Combine o suco de limão com a água e depois adicione o açúcar enquanto mistura. Quando todo o açúcar dissolver, experimente a limonada e faça mudanças de acordo com o seu gosto (mais açúcar, água ou suco). Transfira para um copo com gelo e coloque a hortelã se preferir.
Com ação antialérgica, digestiva, inibidora de gases intestinais, anti-inflamatória e cicatrizante, o açafrão pode ampliar os efeitos da limonada convencional.
Adicione todos os ingredientes em uma jarra com gelo, misture e experimente para fazer as adaptações necessárias.
Uma ótima fonte de vitamina C, essa receita de limonada possui morangos e o adicional do manjericão, que também ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
Para fazer os cubos de gelo de morango, adicione pedaços de morango em uma forma de gelo, cubra com água e congele.
Em um liquidificador, coloque os morangos, suco de limão e manjericão e bata até formar um purê. Separe essa mistura igualmente em três copos e complete-os com gelo, água com gás, manjericão e morangos para enfeitar. Sirva gelado.
Com poderes anti-inflamatórios, o gengibre é uma ótima adição para a limonada convencional.
Bata todos os ingredientes no liquidificador por 2 minutos. Passe o líquido por uma peneira e transfira-o para uma jarra. Sirva gelado ou em temperatura ambiente.
Assim como o limão e o morango, o pêssego também é uma ótima fonte de vitamina C, que ajuda a proteger o organismo dos danos causados por radicais livres.
Coloque o suco de limão, o agave, os morangos e o pêssego em um liquidificador com apenas uma xícara de água. Bata até formar uma mistura homogênea. Adicione o restante da água em uma jarra com gelo e misture o suco que foi batido no liquidificador.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais