Pode regar as plantas com leite? Entenda os seus possíveis benefícios
Regar as plantas com leite pode oferecer diversos benefícios, além de agir como um fertilizante natural para o seu jardim. O seu uso não é novidade e é uma antiga técnica agrícola, usada há anos por conta de suas propriedades.
O leite contém aminoácidos, enzimas, açúcares e proteínas que podem ser benéficas para as plantas. Assim, ele promove o crescimento de bactérias, micróbios e fungos benéficos no solo e age.
Mas afinal, qual o efeito do leite nas plantas? As mesmas propriedades do leite que são boas aos seres humanos também funcionam para as plantas. O cálcio, por exemplo, além de agir no crescimento das plantas também ajuda a prevenir a podridão de suas extremidades, que é causado pelo déficit do nutriente.
Pesquisas também indicam que o alimento possui propriedades antifúngicas, ajudando a tratar condições como o oídio — uma doença fúngica que afeta diversos tipos de cultivo, como o de uva.
Qual leite usar?
Para regar as plantas com leite é necessário entender quais tipos desse alimento podem agir positivamente na flora. Acredita-se que os tipos mais adequados para usar essa técnica são:
- Leite de vaca;
- Leite em pó;
- Leite azedo, estragado ou vencido;
- Leite de soja;
- Leite de amêndoas;
Porém, é importante notar que é preciso fazer uma alteração no ingrediente antes incluir a técnica nos seus cuidados do jardim. Embora se beneficiem das propriedades do alimento, o conteúdo de gordura e proteína do leite podem dificultar a absorção de água das plantas. Por isso, antes de regar as plantas com leite é necessário fazer a diluição do ingrediente com a água.
Além disso, as bactérias do leite também podem retardar o crescimento e fazer com que as plantas murchem. Assim, é necessário ter um cuidado extra antes de continuar o processo. O ideal é fazer o uso do líquido com moderação.
O que não usar
O leite desnatado também não é apropriado para regar as plantas, uma vez que pode levar à podridão negra, podridão mole e mancha-de-Alternaria em certas plantações.
Leite condensado e outros tipos de leite que possuem mais açúcares ou aditivos também não devem ser usados no processo. Por serem processados e conterem um nível maior de açúcar que o leite convencional faz com que eles não sejam adequados para as plantas.
Como usar o leite de vaca nas plantas?
Quer aprender como pulverizar as plantas com leite? Confira o passo a passo:
- Misture bem partes iguais do leite de sua preferência e água (50% leite e 50% água);
- Transfira o líquido para um pulverizador ou regador;
- Aplique nas folhas das plantas, preferencialmente mais nas partes inferiores;
- Espere 30 minutos;
- Se notar algum excesso de líquido que não foi absorvido, seque as folhas com um pano para evitar atrair insetos indesejados.
- Após regar as plantas com leite pode haver um leve odor desagradável, mas ele eventualmente diminui.
Você também pode optar por regar o solo diretamente, o que possibilita que a raiz da planta absorva o leite. Entretanto, é importante não usar nenhum tipo de pesticida ou fertilizante após regar as plantas com leite, uma vez que esses produtos podem matar as bactérias benéficas que possibilitam o crescimento das plantas.