O Rio de Janeiro está prestes a receber um título inédito: o de Patrimônio Mundial da Unesco em Paisagem Cultural.
Em comunicado, emitido pelo Escritório da Unesco no Brasil, a agência da ONU informa que o Rio será a primeira cidade a obter o certificado de “paisagem cultural urbana declarada Patrimônio Mundial”.
De acordo com a agência, os sítios reconhecidos nesta categoria eram mais relacionados a áreas rurais, jardins históricos e outros locais.
A entrega do certificado ocorrerá em 13 de dezembro no Morro do Corcovado e aos pés da estátua do Cristo Redentor. A concessão do título é resultado de um trabalho coordenado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphan, a Unesco e a Prefeitura da Cidade.
O representante da Unesco no Brasil, Lucien Muñoz, afirmou que o reconhecimento de Brasília, há 30 anos, como patrimônio cultural também foi inovador.
A Unesco lembrou que o Rio de Janeiro tem traços especiais como estar localizada entre o mar e as montanhas tendo o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Floresta da Tijuca, a Baía de Guanabara e outros pontos turísticos ao redor.
A Enseada de Botafogo, o Morro de Leme, a Praia de Copacabana e o Aterro do Flamengo também foram mencionados.
O processo de certificação conta com vários pontos incluindo a instalação de um comitê gestor, o que deve ocorrer poucas horas antes da cerimônia de entrega do título.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais