Ruído rosa: como esse som pode induzir o sono

Compartilhar

O ruído rosa é um som constituído por todas frequências audíveis pelo ser humano, mas a energia não é distribuída igualmente entre eles, criando um som grave. Diferentemente do ruído branco, que representa todas as frequências igualmente, no rosa, frequências mais altas são menos intensas.

Em termos técnicos, o ruído rosa contém a mesma intensidade geral em cada oitava, mas o volume das notas individuais diminui em três decibéis.

A natureza, por exemplo, contém diversos tipos de ruído rosa, incluindo os sons de: 

  • Vento
  • Batimentos cardíacos
  • Chuva constante
  • Folhas farfalhando
  • Ondas do mar

Porém, nem todos os sons da natureza são considerados ruídos rosas. Sons que enfatizam frequências mais graves, como cachoeiras e trovões, são chamados de ruídos marrons. 

O funcionamento da audição humana possui um grande papel dentro da popularidade do ruído rosa, principalmente como um som relaxante. Acredita-se que o ser humano percebe essas frequências como sons agradáveis e “estáveis”, o que faz com que eles sejam comumente utilizados para bloquear sons que distraem. 

Sons da natureza são benéficos para a saúde humana

Diferença entre ruído branco e ruído rosa 

O ruído branco, como já mencionado, também possui todas as frequências audíveis pelo ser humano. No entanto, sua energia é igualmente distribuída nas frequências, o que dá seu característico som de estática. 

Embora muitas pessoas apreciem o ruído branco, os agudos característicos desse som não são para todos. Portanto, o ruído rosa pode ser aceito como um som mais agradável. 

Com frequências graves mais altas e frequências agudas mais baixas, o tom “estático” some e cria espaço para sons mais equilibrados.

Aviso: som alto, diminua o volume do seu aparelho para ouvir o áudio a seguir:

O ruído rosa pode te ajudar a dormir? 

Diversos estudos associaram o ruído rosa à melhora da qualidade do sono. Um estudo de 2017, por exemplo, associou o ruído rosa ao sono profundo, que ajuda na memória, além de fazer com que as pessoas se sintam revigoradas de manhã.

Isso ocorre porque, mesmo durante o sono, o cérebro continua processando sons. Durante a noite, alguns ruídos, como barulhos de carros e latidos podem interromper o sono. No entanto, o ruído rosa pode ter o efeito contrário. 

Além de ser usado para o bloqueio de sons que distraem, esses tipos de ruído também são considerados “relaxantes”, promovendo uma boa noite de sono. 

Seus benefícios já foram comprovados por outra pesquisa, que comprovou que o ruído pode reduzir as ondas cerebrais, o que aumenta o sono estável. Conheça outros benefícios do ruído rosa

Diminui o tempo necessário para cair no sono 

Uma pesquisa descobriu que tocar ruído rosa em aproximadamente 60 decibéis ajudou os participantes a dormirem mais rápido. Em outro estudo, especialistas comprovaram que os sons não apenas ajudam as pessoas a cair no sono mais rápido, como também fazem com que elas atinjam níveis de sono profundo mais cedo que o normal.

 Melhora a qualidade do sono

Como já mencionado, as frequências do ruído rosa diminuem as ondas cerebrais. Entretanto, acredita-se que essas ondas cerebrais gradualmente entram em sintonia com os sons escutados, o que proporciona um sono mais estável. 

O seu efeito no sono profundo também pode ter um impacto benéfico nos níveis de hormônios do estresse e, consequentemente, na saúde cardiovascular, além de ajudar na memória e outras funções cognitivas. 

Imensos megafones captam sons de floresta na Estônia

Como funciona? 

De acordo com a doutora Michelle Drerup, os sons consistentes do ruído rosa funcionam criando um efeito que bloqueia outros ruídos que podem possivelmente acordar o ser humano. Desse modo, os sons sintonizam o foco auditivo com ruídos constantes, criando um ambiente relaxante e que induz o sono.  

O seu uso constante também pode ser benéfico, uma vez que o cérebro começa associá-lo ao sono, facilitando o processo de dormir. 

O ruído rosa pode ser prejudicial?

Não se sabe ao certo se algum tipo de ruído especial pode ser prejudicial à saúde. Os únicos relatos, seja do ruído rosa ou qualquer outro tipo de som utilizado para motivos específicos, são de pessoas que acreditam não serem impactadas ou afetadas pelos possíveis benefícios desses sons. 

Por outro lado, especialistas já comprovaram que alguns ruídos podem ter o efeito contrário do esperado e afetar negativamente a qualidade de sono de um indivíduo. 

Em geral, qualquer ruído pode ser prejudicial se for escutado em volumes altos demais. Portanto, para usar o ruído rosa ou outros, é importante certificar-se de que eles estão sendo reproduzidos em volumes adequados e confortáveis.

Seu ouvido também precisa de um tempo sem sons constantes. Assim, tente definir um temporizador que pare de reproduzir o ruído uma vez que você adormeça. 

Júlia Assef

Jornalista formada pela PUC-SP, vegetariana e fã do Elton John. Curiosa do mundo da moda e do meio ambiente.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais