Samarco descumpre pela segunda vez entrega de planos de emergência em MG

Compartilhar

Prazo para empresa enviar documentos venceu no dia 11 de janeiro

A Mineradora Samarco, controlada pela Vale e pela BHP Biliton, descumpriu pela segunda vez o prazo de entrega dos planos de emergência da empresa para o caso de problemas nas barragens de Santarém e do Germano. As barragens estão localizadas nas proximidades da barragem de Fundão, que se rompeu no dia 5 de novembro no município mineiro de Mariana, e apresentaram danos após o colapso.

Os planos de emergência exigidos devem apontar as possíveis consequências de um novo rompimento e apresentar as ações imediatas que serão tomadas pela mineradora para diminuir os impactos, caso isso ocorra. O Ministério Público de Minas Gerais havia definido o dia 3 de dezembro como prazo para a entrega dos documentos, mas, após pedido da empresa à justiça, o prazo foi prorrogado para 9 de janeiro. Como o prazo caiu no fim de semana, venceu no dia 11 de janeiro.

Em nota, a Samarco informou que recebeu o novo estudo de emergência de barragens contratado de uma consultoria especializada na noite de 11 de janeiro. “Técnicos da empresa agora revisam o material para entregá-lo aos órgãos competentes o mais brevemente possível.”, informou a mineradora, sem definir a data.

Procurado, o Ministério Público de Minas Gerais não respondeu às informações sobre as consequências do descumprimento do prazo.

Fonte e imagem: Agência Brasil

Veja também:
Lama da Samarco chega ao mar no Espírito Santo e prefeitura interdita praias
Samarco admite que duas barragens correm risco de se romperem em Mariana 

eCycle

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais