A EcoPista gera energia limpa com os movimentos dos dançarinos
Você já imaginou gerar energia limpa e sustentável dançando? Parecer ser bom demais para ser verdade, mas isso já é possível. Criada em 2008 pela empresa holandesa SDC, a EcoPista gera energia elétrica com os movimentos em sua superfície.
Utilizada em alguns locais no último Rock’n’Rio, a pista de dança sustentável é feita por um material que se comprime 10mm a cada passo de dança e funciona como uma espécie de gerador que transforma os movimentos em energia elétrica. Toda a energia produzida pode ser armazenada ou imediatamente utilizada.
O contador mostra o resultado instantâneo da performance sustentável em watts e o total produzido em joules/segundo. As luzes da pista mudam de acordo com os movimentos e o ritmo da música.
A idéia é integrar sustentabilidade com ambientes criativos e envolventes, além de tentar aproximar o conceito dos jovens e buscar maneiras diferentes e divertidas de gerar energia limpa.
E pelo visto tem dado certo. No evento de lançamento da Virada Sustentável, a EcoPista estará presente e será um dos meios de os convidados “pagarem” a entrada, estipulada em 12 watts/h por pessoa.
A EcoPista pode ser alugada ou comprada, além de ser utilizada em diferentes eventos, como festivais, gincanas infantis, eventos de tecnologia e danceterias. Seu formato, cores e imagens podem variar de acordo com o ambiente que for instalada. Uma das empresas que fornece o serviço no Brasil é a EcoGreens.
Assista ao vídeo abaixo para entender melhor o funcionamento:
Veja também:
–Pilha japonesa pode ser recarregada com água e outros líquidos
–Máquina paga por celular, tablet ou MP3 antigo e os coleta para reciclagem