É sempre bom ter variados tipos de temperos na sua despensa, afinal, ninguém quer viver uma vida sem sabor. Porém, algumas vezes sabor em excesso, além de atrapalhar o gosto real dos alimentos, pode significar malefícios à saúde, como ocorre quando se ingere alta quantidade de sal (se quiser saber dicas para reduzir o sal em sua rotina, dê uma olhada na matéria: “18 dicas simples para reduzir a ingestão de sódio no dia a dia“). E é por isso que juntamos alguns temperos muito usados nas cozinhas brasileiras e que proporcionam diversos benefícios para a sua saúde. Vamos aos muitos benefícios dos temperos:
Muito usado para temperar peixes, o coentro contém os flavonoides linalol, pineno e terpeno, que auxiliam na digestão e têm propriedades bactericidas e fungicidas. A semente do coentro é rica nas vitaminas C, vitaminas do complexo B e cálcio.
O coentro contém antioxidantes, que são moléculas que restringem a oxidação de outras moléculas no corpo e isso traz vários benefícios em diversas partes do corpo, ajudando na prevenção de riscos ao coração, ou na prevenção de doenças neurológicas, como Parkinson e Alzheimer (para saber mais sobre antioxidantes, dê uma olhada na matéria “Antioxidantes: o que são e em quais alimentos encontrá-los“).
Pesquisas demonstram que as folhas de coentro têm propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, que melhoram a saúde da pele e ajudam no combate a doenças, como a conjuntivite. O coentro é uma boa fonte de fibra, por isso causa um alívio para quem tem problemas gastrointestinais.
Ele também é uma fonte de colesterol bom (HDL) e, por ter em sua composição ácido linoleico, ácido ascórbico, ácido esteárico e ácido palmítico, diminui o colesterol ruim (LDL).
O orégano não é apenas o tempero mais conhecido por sua contribuição inestimável à pizza – ele proporciona diversos benefícios à saúde. É, por exemplo, repleto de antioxidantes que fazem maravilhas para o nosso corpo, ajudando a proteger as células contra os efeitos dos radicais livres.
Ele também é anti-inflamatório e antibacteriano, auxiliando no combate da bactéria Helicobacter pylori – responsável pela úlcera gástrica e duodenal – e equilibrando a flora intestinal, ajudando na absorção de importantes substâncias para o organismo.
Em forma de chá, possui ação expectorante e antifúngica, sendo usado no tratamento de pé-de-atleta e candidíase.
A canela proporciona inúmeros benefícios. O mais importante é o auxílio para os pré-diabéticos e aqueles que sofrem de diabetes tipo 2, pois reduz a concentração de glicose e aumenta a sensibilidade à insulina, aumentando a capacidade do corpo de afastar diabetes. Também é muito usada para aqueles que procuram emagrecer, pois sacia a fome, prolonga a sensação de satisfação e aumenta o metabolismo do corpo.
Como o orégano, possuí antioxidantes, é anti-inflamatório e antifúngico, sendo usado em diferentes receitas caseiras.
É importante salientar, no entanto, que a ingestão de canela é contraindicada para gestantes em qualquer fase da gravidez, lactação ou alimentação de bebês.
Rica em flavonoides, a cebolinha é anti-inflamatória e considerada um dos antibióticos naturais mais potentes, tendo sido usada pelos romanos como um dos remédios mais populares para tratar dor de garganta. Contém as vitaminas A, C e E, rica em magnésio, ferro e cálcio, além de regular a pressão arterial e diminuir o estresse.
Aquelas folhinhas em formato de tubo contêm propriedades bactericidas, ajudam a controlar a pressão arterial e contêm as vitaminas A e C.
Seu consumo diário recomendado é de pelo menos três hastes todos os dias. É indicado para aqueles procurando ganhar peso, pois é estimulante do apetite.
Curry é a mistura de diversos temperos juntos e cada mistura pode resultar sabores diferentes. Entretanto, um denominador comum dessas misturas é o açafrão-da-terra, que é um grande anti-inflamatório. A curcumina, um poderoso agente anti-inflamatório, é 50 vezes mais potente que a vitamina C. A cúrcuma, outro tempero presente no curry, diminui o inchaço das articulações, em especial para aqueles que sofrem de artrite ou de inflamações em tais locais. O uso regular da cúrcuma pode ajudar a reduzir os riscos da doença de Alzheimer e da demência. Isso acontece devido ao poder que a cúrcuma tem de identificar as chamadas placas amiloides que, em excesso, interferem nas sinapses cerebrais.
Curry é rico em antioxidantes que podem melhorar a aparência da pele e prevenir os efeitos negativos da exposição a longo prazo a poluentes ou fumaça. Outros ingredientes presentes no curry, como pimenta e cúrcuma, aumentam a imunidade do corpo porque são ricos em vitamina A, C e B6, que auxiliam as células a combater infecções. Sua ingestão regular auxilia no emagrecimento, pois possui uma variedade de aminoácidos e proteínas que ajudam a queimar células de gordura.
Possui antioxidante e componentes anti-inflamatórios que podem melhorar o sistema imunológico e a circulação do sangue. Ajuda a proteger o sistema neurológico. O alecrim também possui ácido carnósico, um ingrediente capaz de combater o dano de radicais livres no cérebro. De acordo com um estudo publicado pelo Cell Journal, o ácido carnósico pode ser útil na proteção contra neurodegeneração no hipocampo. De acordo com cientistas de Sanford-Burnham Medical Research Institute, nos EUA, o ácido carnósico também pode promover uma saúde ocular melhor.
E para aqueles que são inimigos dos mosquitos, o alecrim também é uma das plantas que funcionam como repelente natural. Para saber mais, dê uma olhada na matéria: “Seis tipos de plantas funcionam como repelente natural de insetos“.
A noz-moscada tem sido utilizada há séculos pela cultura oriental, e possui uma substância chamada miristicina, que age na função cerebral, estimulando a memória e inibindo a ação da enzima que provoca a doença de Alzheimer. Além de adicionar sabor à sua comida, a noz-moscada possui minerais, como potássio, cálcio, ferro e manganês, que ajudam a manter o sistema imunológico forte. Tem componentes anti-inflamatórios que, segundo pesquisas, ajudam a inibir o crescimento de tumores e que reduzem a chance do aparecimento de certos tipos de câncer. Se você tem insônia, coloque meia colher de chá de noz-moscada na sua bebida quente e a tome antes de dormir. Essa receita antiga é conhecida por trazer uma boa noite de sono.
Mas lembre-se: a noz-moscada em altas doses pode ser perigosa, causando náusea, diarreia, alucinações e, em alguns casos, até mesmo a morte. Portanto, para usufruir da melhor forma deste tipo de tempero, utilize apenas pequenas doses na hora de cozinhar.
A pimenta-caiena contém capsaicina, uma substância que estimula o metabolismo do corpo, ajudando a queimar calorias. É um conhecido estimulante circulatório e auxilia na desintoxicação. Auxilia no controle da pressão arterial e reduz os níveis de triglicérides.
Ajuda a dissolver a fibrina – substância que promove a formação de coágulos – e, quando adicionada às refeições, combate dores de estômago, cãibras e gases. Se você tem dores de garganta constantes, também é um bom remédio caseiro para tratá-las.
O alho é um dos temperos que colaboram para uma vida mais longa e saudável, pois tem um componente chamado alicina, que previne a aterosclerose e a obstrução coronária, o que reduz o colesterol e coágulos no sangue. Possui propriedades antibacterianas que tratam infecções, regulam o açúcar no sangue e previnem o câncer.
Ajuda na prevenção de gripes e resfriados devido às suas propriedades antivirais e antibacterianas. Contém piridoxina, ou vitamina B6, que auxilia na prevenção de doenças cardíacas, mantém a saúde do sistema nervoso e ainda tem a vantagem de deixar a pele saudável.
As folhas de louro possuem colesterol zero. São ricas em compostos que ajudam na saúde do coração, reduzindo as chances de doenças cardíacas coronárias e mantendo o coração ativo. São ricas em ácidos graxos insaturados mono e ajudam a melhorar o colesterol HDL (o bom!) e reduz o colesterol LDL (o ruim). São recomendadas para mulheres grávidas, pois ajudam na síntese de DNA. E ajudam a regular o ciclo menstrual. Recomendadas durante gripes e febres, pois ajudam a aliviar o congestionamento. A melhor forma de ingerir o louro é na forma de chá, mas se você quiser deixar uma refeição pesada, como a feijoada, mais leve para o seu estômago, coloque um pouco de louro durante sua preparação.
O manjericão é um tempero que contém flavonoides que, além de diversas outras vantagens ao corpo, como já falamos, ajudam a reduzir a ação da oxidação do colesterol na corrente sanguínea, reduzem o colesterol ruim, controlam a glicemia e, devido à ação anti-inflamatória, aliviam dor de artrite.
Possui antioxidantes, propriedades antiestresse e é anti-bacteriano; ajuda a reduzir o cortisol, hormônio do estresse. Além de ser uma fonte de vitamina C, ajuda a diminuir o muco na bronquite e previne tosses e dores de garganta.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais