Quem disse que criança não é gente grande?
Geralmente, quando se fala em criança e meio ambiente, a primeira coisa que vem à mente é a educação. As crianças precisam ser instruídas a cuidar, proteger e conservar o planeta e os recursos naturais, afinal, a real mudança só poderá ocorrer com maior conscientização dos indivíduos. E, quanto antes, melhor. Entretanto, muitos pequenos tem demonstrado que estão aqui para ensinar! No TEDx Talks, duas crianças impactaram a plateia por suas falas lúcidas e conscientes sobre o consumo e a preservação.
Birke Baehr, com apenas 11 anos, diz ter o sonho de se tornar um fazendeiro, mas não de qualquer alimento, e sim de produtos orgânicos. Energeticamente, Baehr ressalta os perigos de uma indústria alimentícia que, constantemente, influenciam as crianças a quererem coisas que não precisam ou que não são saudáveis.
Baehr ainda chama atenção para os produtos geneticamente modificados, os agrotóxicos utilizados e clama por um consumo mais consciente dos alimentos. Assista ao vídeo abaixo:
Já Maya Penn, 13 anos, carrega os títulos de empresária, filantropo, designer de moda, animadora, blogueira, escritora e ilustradora. Aos oito anos, Maya iniciou seu primeiro negócio no mundo da moda com o Maya’s Ideas, uma empresa eco-friendly que produz roupas e acessórios como os da foto abaixo.
As ideias de Maya, contudo, não pararam por aí. Com o intuito de disseminar consciência quanto à proteção do meio ambiente e para incentivar ações locais, Maya criou uma ONG chamada Maya’s Ideas 4 the Planet. Veja o vídeo abaixo:
E como não lembrar de Severn Cullis-Suzuki, hoje com 34 anos, mas que, aos 9 anos, criou a organização Environmental Children’s Organization (ECO) com um grupo de amigos para estudar e ensinar os outros sobre questões ambientais? Seu discurso, em 1992, na Rio Earth Summit, Serven não só calou o mundo, como continua atual. Confira abaixo:
Ainda que a educação seja essencial, talvez, seja hora de ouvir mais o que os pequenos tem a dizer. Atitudes assim demonstram a grande capacidade que as crianças têm de inserir novas ideias, impulsionar movimentos e mudar os rumos atuais.