Todos nós soltamos gases, certo? Os gases são o ar que se acumula no sistema digestivo e que é liberado por meio do ânus. Soltar gases é algo normal – eles são produzidos constantemente em nossos corpos. Normalmente, a mulher libera de sete a 12 gases ao dia e o homem entre 14 e 25. Grande parte dos gases são produzidos por carboidratos, já que o intestino não tem enzimas necessárias para digeri-los; assim eles acabam fermentados por bactérias, o que às vezes causa o aparecimento dos chamados sintomas de gases, com azia e dor abdominal.
Geralmente quem pensa que tem flatulência excessiva costuma estar na média ou apenas um pouco acima. Algumas pessoas podem soltar mais gases por questões genéticas ou por se alimentarem com muitas fibras, glúten e carboidratos (o que constitui, em geral, uma alimentação saudável). Se uma pessoa libera realmente muitos gases, ela pode sofrer com dor e diversos sintomas.
Diversos fatores podem facilitar a formação e o excesso de gases, dentre eles estão: tomar bebidas gaseificadas, mascar chicletes, fumar, falar muito durante as refeições, comer muito rápido, morder objetos como tampas de caneta ou mantê-los na boca, tomar muitos antiácidos (como o bicarbonato de sódio), sedentarismo, ingerir alimentos de difícil digestão (gordurosos e ricos em fibras) e a prisão de ventre.
O primeiro passo para eliminar gases é entender quais as suas causas. Um bom começo é investigar sua alimentação.
Em casos em que a pessoa sinta dores e desconfortos por conta dos gases, o correto é procurar orientação médica para um tratamento adequado, pois somente um especialista poderá orientar a medicação correta para resolver o problema. Também é importante seguir as dicas de alimentação descritas acima.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais