Você deixa de comer alcachofra porque não sabe como cozinhar essa iguaria? Então sua vida não é tão boa quanto deveria ser! Mas hoje isso acabou… Confira sete receitas que vão te ensinar como cozinhar alcachofra no melhor estilo, para você comer alcachofra quando quiser.
Em um processador, bata o alho, grão-de-bico cozido, alcachofra cozida, tahine, suco de limão, água, sal e cominho até ficar uma mistura homogênea. Transfira para uma tigela e enfeite com azeite, páprica, salsa fresca, semente de romã e castanhas. Sirva com chips de batata ou crudités (vegetais crus cortados ou inteiros).
O tapenade é semelhante a um patê. É uma receita de alcachofra simples, pois não é necessário cozinhar o vegetal. Mas não é simplória, você pode servir com pão italiano e vinho tinto, no elegante estilo mediterrânico.
Em um processador, bata as azeitonas, alho, alcaparras, alcachofra, suco de limão e o azeite até encorpar. Adicione o sal, a pimenta e, se preciso, mais suco de limão. Sirva com fatias de pão.
Preaqueça o forno a 250ºC. Corte a haste inferior e a parte superior de 1/3 da alcachofra com uma faca serrilhada e, em seguida, use uma pequena faca para tirar as folhas internas centrais. Abra a alcachofra o máximo possível e, em seguida, regue cada unidade com o sumo de metade de um limão e uma colher de sopa de azeite. Tempere com sal e pimenta; e, em seguida, coloque três dentes de alho no centro oco. Enrole numa folha de alumínio ou de bananeira e asse por 50-70 minutos ou até ficar bem macia.
Corte cerca de um polegar da parte superior da alcachofra e 1/2 polegar da parte inferior da haste. Use uma faca serrilhada para cortar cada alcachofra ao meio. Em seguida, esfregue a metade de um limão por toda a extensão de cada alcachofra. Então remova a parte central de cada alcachofra e esprema um pouco de sumo de limão no centro para evitar o escurecimento. Com a parte côncava das metades de alcachofra virada para cima, despeje o azeite e o alho picado.
Embrulhe em um papel alumínio ou folha de bananeira e deixe assar de 40 a 50 minutos. Polvilhe com queijo vegano do tipo parmesão e grelhe por no máximo 1 minuto. Em uma tigela, coloque em partes iguais a maionese de abacate e o pesto. Sirva as alcachofras e os molhos.
Marine o tofu no molho shoyu e leve para uma frigideira e acrescente três dentes de alho picado, três colheres de sopa de azeite e uma colher de sopa de orégano. Deixe no fogo e vá mexendo. Antes do tofu dourar, adicione a alcachofra, a cebola, a cenoura, o curry, o restante do alho e do azeite. Deixe no fogo até os vegetais amolecerem. Então leve ao forno e deixe por 20 minutos.
Corte as hastes perto da base, retire o miolo da alcachofra e corte cerca de um polegar da parte superior das pétalas. Coloque a alcachofra limpa em uma tigela com água e sumo de limão para evitar a oxidação. Misture as migalhas de pão e queijo vegano tipo parmesão na tigela. Espalhando as folhas, coloque a mistura de pão e queijo parmesão em toda alcachofra. Adicione salsa, alecrim, tomilho, pimentão vermelho, alho, louro, raspas de limão, suco de limão, vinho, azeite e água em uma panela grande e leve para ferver. Tempere o líquido com sal e pimenta. Coloque as alcachofras no líquido preparado. Cubra e cozinhe por cerca de 45 minutos ou até que as alcachofras estejam com a base macia.
Cozinhe a alcachofra na água até que a base do vegetal fique macia (teste com uma faca). Retire a alcachofra da panela, deixe esfriar um pouco e escorrer a água. Em seguida, regue com azeite e polvilhe com sal e orégano. Consuma a base das pétalas externas.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais