Os alimentos que causam gases são aqueles que contêm fibras solúveis ou alguns tipos específicos de açúcar, como frutose, lactose, rafinose e sorbitol. Esses elementos presentes em alguns tipos de comida não são digeridos no estômago e transitam direto para o intestino, onde são quebrados por bactérias — processo que contribui para a liberação de gases.
Na maioria dos casos, os gases são resultantes ou do consumo desses alimentos ou de engolir ar ou bebidas com gás. Em geral, uma pessoa normal pode liberá-los de 14 a 23 vezes ao dia. Entretanto, o seu excesso pode trazer desconforto intestinal e inchaço ou indicar algum problema digestivo mais grave, como a síndrome do intestino irritável (SII), dispepsia funcional, hipersensibilidade visceral ou supercrescimento bacteriano do intestino delgado.
Portanto, é importante estar atento à alimentação. Um consumo maior de alimentos que causam gases pode resultar em uma maior incidência desse quadro.
Mas, afinal, quais são os alimentos que causam gases?
Essa classe de alimentos pode possuir altos índices de rafinose, um açúcar complexo que não é digerido no estômago, ou frutose. Além disso, feijões, vegetais e legumes em geral também possuem fibras solúveis, que também resultam em uma maior incidência de gases.
Entre os alimentos que causam gases dentro dessa categoria estão:
As frutas, além de fibras solúveis, também possuem frutose ou sorbitol, que estimulam a produção de gases. Entre as frutas que podem causar gases estão:
O trigo e outros cereais e grãos, exceto o arroz, possuem rafinose e valores altos de fibras solúveis, que são substâncias que afetam o trato intestinal e resultam nos gases. Além disso, alguns tipos de cereais também possuem glúten — outra substância que causa gases e, muitas vezes, intolerâncias e sensibilidades mais severas, como a doença celíaca — uma condição autoimune.
Os tipos de grãos e cereais para evitar são:
Indivíduos com sensibilidade ou intolerância à lactose já são acostumados com os gases resultantes dos alimentos à base de leite. Porém, não são os únicos a sofrer consequências após o seu consumo.
O processo de envelhecimento natural do corpo resulta em uma menor produção da enzima lactase, que é responsável pela digestão da lactose — o açúcar presente nos laticínios. De acordo com uma pesquisa de 2013, cerca de 75% das pessoas vão perder a capacidade de digerir lactose à medida que envelhecem.
Alimentos com lactose que você pode evitar são:
Alguns tipos de bebidas também podem causar gases — que podem ser resultantes tanto da frutose ou sorbitol presentes em algumas fórmulas, ou de líquidos gaseificados.
As bebidas que podem causar gases são:
Alimentos mais gordurosos e processados podem ser considerados como alimentos que causam gases por dois motivos: o primeiro, é que eles potencialmente retardam o processo digestivo, o que faz com que os gases fiquem presos no intestino. O segundo, é a sua composição — muitos alimentos processados contém as substâncias que não são digeridas no estômago, como a própria frutose ou lactose.
Os gases são, na maior parte das vezes, reações normais do organismo. Desse modo, alimentos como frutas, legumes, verduras e grãos são essenciais para uma dieta saudável e não devem ser cortados para evitar a produção de gases.
A limitação dos alimentos que causam gases é o suficiente para que os quadros da condição diminuam um pouco. Contudo, como já mencionado, os seres humanos os liberam mais de dez vezes ao dia normalmente.
Gases constantes e em excesso, entretanto, podem indicar problemas mais sérios e devem ser reportados para um profissional de saúde.
Por outro lado, quadros leves e comuns podem ser aliviados com remédios caseiros e outros alimentos, como chás de ervas e vinagre de maçã. Quer aprender outras formas de se livrar dos gases naturalmente? Confira nosso vídeo sobre o assunto:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais