As cascas de alimentos como frutas, verduras e legumes podem servir para muita coisa antes de irem para o lixo – ou para a composteira. O aproveitamento de cascas de alimentos é uma forma de usufruir de todos os benefícios que os vegetais promovem, já que muitos deles têm uma grande quantidade de nutrientes justamente na casca. É o caso da cebola, em que 96% do conteúdo mineral está concentrado na casca.
O aproveitamento de cascas de alimentos pode se dar através do preparo de receitas, como bolos ou caldos, do uso como produto de limpeza e também na beleza e higiene pessoal. Para aproveitar os alimentos de forma integral, prefira consumir alimentos orgânicos, mas, se não for possível, saiba como lavar verduras, frutas e vegetais para eliminar micro-organismo e parte dos agrotóxicos presentes. Confira nove dicas de aproveitamento de cascas de alimentos e aprenda a se beneficiar dessas “sobras”!
Antes de recorrer aos produtos químicos nocivos que prometem remover até as piores manchas de sujeira, experimente usar a combinação limão + bicarbonato de sódio ou sal (sal ou bicarbonato atuam como um abrasivo). Polvilhe a área suja com um abrasivo da sua escolha e, em seguida, aplique o suco de limão feito a partir da casca. Na sequência, é só esfregar o local. Atenção: Cuidado! Não limpe áreas sensíveis, como as feitas de mármore, com o limão.
Para esse tipo de limpeza, são necessárias apenas cascas de limão e água quente. Coloque as cascas da fruta dentro do recipiente (chaleira), adicione água e deixe ferver. Desligue o fogo e deixe de molho durante uma hora, escorra e lave bem.
Faça raspas ou pó de frutas cítricas (laranja, limão e outras). Antes de começar, retire o miolo da fruta e deixe as cascas secarem durante três noites (até ficarem com a textura bem murcha). Coloque no liquidificador ou triturador e bata a mistura até que o conteúdo se transforme em pó. Guarde dentro de um recipiente fresco e limpo. Você poderá utilizar o extrato em pratos de comidas e sobremesas (como bolos).
Faça extratos cítricos em pó e adicione ao açúcar convencional. Deixe a casca da fruta secar, triture-a em um liquidificador até virar pó e adicione no açúcar. Ou pegue as cascas frescas e coloque dentro do recipiente do açúcar e deixe que o óleo da casca se misture ao açúcar.
Faça batata frita e outras receitas usando a própria casca da batata ou de alimentos como batata-doce e beterraba. Misture as cascas da batata com suco de limão e azeite até cobrir uniformemente a forma. Espalhe a batata na assadeira e deixe cozinhar na temperatura mais alta do forno (verifique cuidadosamente até chegar ao ponto). Mexa para mudar a posição das batatas para que elas sejam queimadas de maneira uniforme (cerca de 10 minutos em cada lado). Tempere a gosto.
Existem várias outras receitas com cascas de alimentos, como bolo de casca de maça, carne-louca de casca de banana e até chá de casca de cebola.
Cascas de batata, cebola e cenoura podem se transformar em um gostoso caldo para o preparo das suas receitas. Ferva as cascas junto com alho-poró (ou temperos a gosto) e pronto, está feito seu caldo de legumes caseiro. Guarde-o em um recipiente apropriado ou congele em pequenas porções.
Você pode esfoliar sua pele de forma simples usando açúcar e banana. Polvilhe o açúcar na parte interna da casca da banana e use-a como esfoliante suave. Esfregue delicadamente no corpo todo, em seguida, enxague no chuveiro.
Use casca de laranja. Esfregue as cascas em seu rosto suavemente, evite a região dos olhos, pois a laranja é uma fruta cítrica e pode causar irritação uma vez que entrar em contato com seu olho. Em seguida, lave cuidadosamente seu rosto com água morna. Atenção: jamais faça isso e saia ao sol sem fazer a higienização do rosto – manchas podem ser criadas em seu rosto.
Para hidratar e melhorar a textura da sua pele use as cascas do abacate. Esfregue a parte interna da casca do abacate em seu rosto. O abacate é uma fruta rica em nutrientes que hidratam.
Se possível, consuma sempre alimentos orgânicos, pois eles não fazem uso de agrotóxicos e fertilizantes inorgânicos, que podem ocasionar diversos problemas ao meio ambiente.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais